segunda-feira, janeiro 08, 2007

Batiam na filha porque ela chorava


Raramente tenho tempo para ler jornais mas também com as noticias que leio a motivação não é muita.


Correio da Manhã de 4 de Janeiro de 2007


".... a bebé de Moselos abusada sexualmente e agredida por ambos os progenitores. Sérgio A. e Cátia S., de 23 e 21 anos, são acusados em co-autoria de um crime de abuso sexual de criança agravado e de um crime de ofensas à integridade fisica qualificada. ...

... Quando chorava, o pai envolvia a bebé num lençol ou cobertor - para não deixar marcas - e agredia-a com martelos e tábuas. Também lhe dava bofetadas e murros na cara. Alguns destes actos seriam praticados quando a vítima estava na cama. às vezes, Sérgio A. gritava-lhe aos ouvidos para que se calasse ou enfiava-lhe os dedos na boca, deixando-a engasgada e momentaneamente impossibilitada de chorar. Noutras alturas, introduzia-lhe objectos e os próprios dedos no ânus.

As agressões verificavam-se onde viviam, no rés-do-chão da habitação dos avós maternos, em Moselos...."


Dúvidas que não consigo deixar de ter...

1 - os avós eram e são surdos;

2 - que tipo de educação terá tido esta mãe para consentir, assistir e participar nestes actos:

3 - a Cátia foi mãe aos 19... será que era um filho que ela queria?;

4 - Porque demoraram tanto as autoridade a actuar... foi preciso 3 entradas no hóspital para perceberem que tinham que actuar?

5 - que tipo de julgamento e de castigo pode vingar uma criança dos sofrimentos que já foi vítima?

6 - a criança está entregue aos avós que por acaso não souberam criar a filha e não lhe passaram nenhum tipo de valores morais.... será que a criança está bem entregue?

7 - Porque separa o governo os autores de crimes sexuais dos outros criminosos? Eu acho que era uma forma de tratamento estarem juntos na mesma prisão...

8 - Dizem que a mãe sofre de doença do foro psíquico... mas no entanto o governo ainda tem dúvidas se se deve ou não praticar o aborto...


Todos os dias à um caso destes, todos os dias à crianças abandonadas, maltratadas, abusadas... e porque será?

Não acham que era melhor que esta rapariguinha de maus instintos e de mau carácter tivesse optado por fazer um aborto em vez de se vingar num recem nascido por tudo aquilo que queria fazer e não podia porque tinha uma filha?

E este pai... eu sabia o que era melhor para ele... mas a nossa justiça vai po~lo em liberdade mais tarde ou mais cedo para ele poder fazer mais filhos a outras e quem sabe repetir os seus instintos básicos sobre quem não se pode defender.


CRONOLOGIA

21/10/2005 A bebé Fátima L. nasceu, de parto normal, na maternidade do Hospital S. Teotónio, em Viseu. Teve alta, com a mãe, no dia 28 desse mês. Foram viver para casa dos avós maternos.

04/11/2005 A menina é levada pelos pais à Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu, onde esteve internada até ao dia 8. Estava hipnótica, pálida e com aspecto descuidado.

09/12/2005 Depois de uma ida às Urgências do SAP, com os pais e a avó, Fátima L. foi encaminhada para as Urgências do Hospital S. Teotónio e depois transferida para o Pediátrico de Coimbra.

18/12/2005 O pai é detido na paragem de autocarro de Moselos por um agente da PSP. Fátima é sujeita a exames de Medicina Legal. À noite, a PJ deteve os pais que confessam as agressões.

08/03/2006 A menina recebe alta médica e é internada numa instituição do Norte.

23/08/06 Tribunal de Menores de Coimbra entrega a custódia da bebé aos avós maternos.


Outros casos... e muitos mais haverá


CASOS DE VIOLÊNCIA
DANIEL

Ambíope e mudo, Daniel, de seis anos, foi violentamente espancado até à morte pelo padrasto de 16 anos. O crime ocorreu na sua própria casa, em Setembro último, no Bairro de Sá Carneiro, Caxias.

CATARINA
A pequena Catarina, de apenas trinta meses, morreu, em Setembro do ano passado, vítima da violência do pai e de uma tia. A criança apresentava sintomas de violência extrema, como marcas de queimaduras com pontas de cigarros.

JOANA
Joana, de oito anos, foi espancada pela mãe e por um tio, em Figueira, no Algarve. O corpo foi esquartejado e escondido ainda não se sabe onde. O crime ocorreu em Setembro do ano passado. Os suspeitos foram condenados.

JULGADO
Há três anos, em Grândola, um homem foi acusado de maus tratos a um bebé, que acabou por morrer de frio à porta do centro de saúde.

SIM AO ABORTO

Sem comentários: