quarta-feira, setembro 09, 2009

LEMBREM-SE DISTO QUANDO VOTAREM


Melchior Moreira - tem mesmo cara de quem está a precisar de ser reformado
Para quem não leu a notícia... para os que estão a dormir e acham que só exitem 2 partido para votar (PS e PSD)


Eu trabalho e desconto desde os 17 anos e teria os 36 anos de trabalho aos 55 anos mas heis que o senhor sócrates resolve que isso é muito cedo para me reformar e aumenta-lhe mais 10 anos de trabalho ou seja posso pedir a reforma aos 65 anos.. há os que são filhos e os que são enteados...

11 anos de trabalho a brincar aos políticos e acha que mereceum reforma vitalícia que vai juntar a mais uns quantos vencimentos...

LEMBREM-SE DISTO QUANDO VOTAREM


Subvenções: Três parlamentares em causa renunciaram ao Parlamento
379 políticos com pensão vitalícia (ACTUALIZADA)


O número de ex-titulares de cargos políticos com pensões mensais vitalícias ascende já a 379 pessoas. E tudo indica que este universo subirá em breve para 385 beneficiários, dado que a Assembleia da República está a organizar os processos de seis antigos eurodeputados. Para já, em 2009, foram dadas reformas para toda a vida a três ex-deputados: Melchior Moreira e Mário Albuquerque, do PSD, e Nelson Baltazar, do PS. As subvenções vitalícias deverão custar este ano, segundo o Orçamento do Estado, 8,35 milhões de euros.
Dos três parlamentares a quem foram atribuídas subvenções vitalícias, Melchior Moreira é o mais jovem: eleito deputado em 1991 pelo distrito de Viseu, o social-democrata, que esteve no Parlamento na VI, VIII, IX e X legislaturas, pediu a pensão vitalícia em 19 de Janeiro deste ano: tinha 45 ano. Foi nessa data que renunciou ao Parlamento para ser presidente da Entidade da Região de Turismo do Porto e Norte.
Nelson Baltazar renunciou ao mandato de deputado também em 19 de Janeiro deste ano. O socialista, presidente do Hospital Garcia de Orta, conta 58 anos. Foi secretário de Estado da Modernização da Saúde, em 2000/01, e deputado de 1995 a 2005. Já Mário Albuquerque pediu a subvenção vitalícia em 1 de Maio passado, quando deixou o Parlamento. Foi deputado desde 1985.
A subvenção vitalícia está prevista na lei desde 1985, mas foi extinta em 2005.

Segundo a Caixa Geral de Aposentações, em 2008, essa regalia era paga a 376 políticos.

'ESTIVE 11 ANOS AO SERVIÇO DA CAUSA PÚBLICA'
Melchior Moreira não está minimamente incomodado por ter pedido a subvenção vitalícia com apenas 45 anos. Ao CM, o antigo deputado do PSD, pelo círculo eleitoral de Viseu, foi categórico: 'Não me incomoda de maneira nenhuma, é um direito que tenho e que me assiste em função do tempo que dediquei à causa pública'.
Para relevar o seu desempenho enquanto deputado, o social-democrata é ainda mais preciso: 'Tenho cerca de 11 anos de trabalho de causa pública e só me consideraram nove'. Por isso, remata: 'Estou perfeitamente de consciência tranquila, porque houve empenhamento pessoal e acompanhamento político'. E destaca o trabalho em defesa de Viseu, círculo pelo qual foi eleito.

REGALIA EXTINTA

A extinção da subvenção vitalícia foi extinta pelo Governo de José Sócrates em 2005. Sócrates considerou-a 'privilégios injustificados' dos políticos. Desde Outubro de 2005, essa regalia só é dada a quem já tinha obtido esse direito.
8,35 milhões de euros é a verba prevista no Orçamento do Estado para pagar as subvenções vitalícias em 2009.
2000 euros por mês é, em média, o valor da subvenção vitalícia. Quando os beneficiários assumem cargos políticos, a subvenção é suspensa durante o mandato.

1 comentário:

José Teles disse...

Pois é, este Melchior Moreira fez mesmo carreira de Boy...digo-o porque sou de Viseu e conheço o seu trabalho, melhor dizendo, a falta de trabalho para a causa pública. Para a "sua causa" sim, conhecem-se-lhe grandes actividades. Agora iremos todos recompensar as suas diatribes. "Assim vai Portugal uns (meia dúzia) bem outros (a maioria) muito mal.