terça-feira, setembro 08, 2009

PARA RELEMBRAR QUE AFINAL TALVEZ ISTO NÃO SEJA UMA DEMOCRACIA

Com a ajuda do site http://jamais.blogs.sapo.pt/170255.html aqui ficam alguns excertos de notícias sobre a ideia de democracia do sr. sócrates

OS INIMIGOS

- ...O director do jornal Público, José Manuel Fernandes, e o responsável pela informação da Rádio Renascença(RR), Francisco Sarsfield Cabral, apontaram o dedo ao gabinete de José Sócrates, que acusam de ter exercido «pressões ilegítimas» sobre jornalistas dos dois meios de comunicação, relativamente à polémica das habilitações académicas do primeiro-ministro. Já o director da SIC Notícias, que tal como os outros dois também foi ouvido esta tarde pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), fala apenas em «nervosismo excessivo».
Os três responsáveis foram chamados a prestar esclarecimentos depois de o semanário Expresso ter publicado um trabalho, a 31 de Março, sobre alegadas tentativas de condicionamento dos media por parte do Governo, em que são citados. O autor do artigo, Nuno Saraiva, e o jornalista do Público, Ricardo Dias Felner, também foram ouvidos hoje. Na próxima quarta-feira, é a vez do assessor do primeiro-ministro David Damião. No final da audição de hoje, José Manuel Fernandes, apesar de ter recusado que tivesse sentido pessoalmente pressões foi taxativo quando à sua existência. «Nas conversas com jornalistas do Público houve alusões a um possível processo judicial, o que no meu entender é uma pressão ilegítima sobre quem está a escrever notícias porque parte do princípio que uma pessoa vai violar a lei», disse o director do diário.
- António Albino Caldeira - "Dossier Sócrates"
- http://www.youtube.com/watch?v=v_Cb5uUpLqI
-O primeiro-ministro anunciou, sexta-feira, através de um comunicado, que pretende processar a TVI, depois desta ter colocado no ar uma peça de áudio onde o consultor Charles Smith o chama "corrupto".
- João Miguel Tavares
- O primeiro-ministro anunciou, sexta-feira, através de um comunicado, que pretende processar a TVI, depois desta ter colocado no ar uma peça de áudio onde o consultor Charles Smith o chama "corrupto".

TVI
A PT está ultimar a compra de uma participação de cerca de 30% na Media Capital, proprietária da TVI, numa operação que assinala o regresso da operadora liderada por Zeinal Bava ao negócio dos conteúdos audiovisuais, apurou o Económico.
...O «Governo já conhecia negócio PT/TVI desde o início do ano». A garantia é dada pelo semanário «Expresso» na edição deste sábado. A publicação salienta que o Executivo liderado por José Sócrates «acompanhou todo o processo de venda de parte da Media Capital (dona da TVI) pelos espanhóis da Prisa».
«Desde Janeiro que a hipótese de a PT entrar na empresa era defendida pelo Executivo de Sócrates, podendo ser feita directamente ou via Espanha, onde a Prisa pode sofrer uma recomposição accionista», frisa o «Expresso».
O semanário garante que tanto José Sócrates como o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, «estiveram sempre a par» do negócio. «Os protestos contra um negócio que colocava a TVI na alçada do Estado deram cabo da transacção», refere o jornal.

TSF
... Teresa Dias Mendes, actual editora de Política, cede o lugar a Paulo Tavares, jornalista responsável pela edição dos noticiários da noite da estação e também pelo programa Motores, sobre automóveis, emitido de segunda a sexta-feira às 21h35.Teresa Dias Mendes, que deixará de fazer política na TSF, foi protagonista de um episódio durante a última campanha para as eleições europeias, em que o conteúdo de uma peça assinada pela jornalista não agradou ao primeiro-ministro. A peça aludia a referências, embora indirectas, de José Sócrates ao sindicalista Mário Nogueira, com o primeiro-ministro a sugerir que o dirigente da Fenprof estaria a ser manipulado politicamente.O episódio levou a uma intervenção do gabinete de José Sócrates junto da direcção da TSF e a uma troca de palavras entre a jornalista e o próprio Sócrates num jantar de campanha em Viseu, uma semana antes das eleições. Segundo Paulo Baldaia, que frisa que as alterações partiram todas de “decisões da direcção”, nenhuma das mudanças terá efeito imediato: “Serão alterações para a nova grelha, só para Outubro.”

Sem comentários: