sexta-feira, março 28, 2008

JÁ NÃO SE PODE CASAR SEM PERTENCER À NOVA PIDE


Quando o país apresenta um ar de calmaria é porque alguma estão a preparar...

Ora aqui temos mais uma JÓIA DA COROA deste país republicano.

A Direcção-Geral dos Impostos quer saber se há fuga fiscal nos negócio dos casamentos... pois, lá estão os gajos a invadirem a nossa vida com a desculpa da justiça fiscal... assim andam a enviar cartas a recém casados a pedir, no prazo de 15 dias, (ou seja a exigir) informações detalhadas sobre a boda.

Assim à primeira vista o que detecto é uma total incapacidade de controle da parte das finanças sobre todas as firmas que fornecem estes serviços e como tal precisa dos novos empregados não remunerados (os cidadãos) para fazerem queixinhas de quem passa ou não recibo, de quem declara ou não o IVA... eu já consigo imaginar (até sou filha de uma modista que cosia em casa para clientes particulares e cujo lucro era muitas vezes obtido por uns cêntimos a mais nos botões ou no fecho eclair e no forro, isto quando a cliente não era de olhão e não trazia logo os "aviamentos" para o casaco ou o vestido que encomendava) a D. Almerinda, que cose em casa porque já não existem ateliers de costura que hoje em dia o que manda é o pronto-a-vestir, a abrir a porta aos fiscais que lhe vem perguntar pelo IVA e pelos recibos dos trapinhos que cose.

A D. Almerinda até viu nascer a Joaninha e tinha-lhe dito que gostaria de fazer o vestido de noiva dela, coisa que a Joaninha não esqueceu porque não gosta de nada do que vê nas lojas e quer desenhar o seu próprio vestido, e no momento de tratar das coisas nem pensou que a tal D. Almerinda tinha de lhe passar uma factura do dinheiro que recebia por executar o vestido... pois e agora dão-lhe 15 dias para fazer queixinhas... se não poderá ser multada num valor que vai até 2.500 €.

Tem ainda de ter factura da florista do bairro que lhe vendeu as flores para os arranjos, dos sapatos que calçou, e dizer se no mesmo dia ouve mais casamentos (porque realmente no dia de casamento o que mais lhe interessa é saber quem se casa também) e dizer quem é que foi ao casamento detalhadamente...

ESTES GAJOS ESTÃO A GOZAR CONNOSCO... e nós cruzamos os braços... e muitos haverá que ainda acham que eles tem razão porque pensam lá com os seus botões "se eu pagos impostos... os outros também tem de pagar".. e na realidade teem de pagar mas eu não sou polícia, nem espia, nem da PIDE para andar a fazer queixa... o estado tem de se munir de instrumentos próprios que consigam dar a volta ao assunto.

E quem fiscaliza os explicadores, os que dão aulas particulares, as empregadas de limpeza, os canalizadores, electricistas e mestres de obras que fazem uns trabalhinhos aqui e ali sempre sem factura?



Sem comentários: