Esta é a notícia da SIC...
"A ameaça de derrocada ditou a maior intervenção alguma vez feita no túnel ferroviário do Rossio, que reabre cerca de três anos depois de encerrado por questões de segurança.
Por causa da complexidade da obra - recuperação de um túnel antigo, com revestimento de alvenaria de tijolo com zonas bastante degradadas - e de uma polémica rescisão de contrato com um empreiteiro as obras de recuperação acabaram por demorar mais do que o previsto, com paragens pelo meio.
O prazo inicialmente agendado para a conclusão das obras de recuperação do Túnel do Rossio era Julho de 2006, data posteriormente adiada para Agosto. No entanto, a 6 de Outubro de 2006 a Refer anunciou a rescisão do contrato com o consórcio Teixeira Duarte/Epos, que efectuava desde o ano anterior a reabilitação do túnel.
A empresa pública justificou a rescisão alegando que as alterações ao contrato propostas pelos empreiteiros não evidenciavam "qualquer vantagem para o dono de obra" e tinham "elevados riscos de concretização, sem garantia de fiabilidade do cumprimento do prazo objectivo".
Depois de suspensas por dois meses e após a entrega da empreitada da primeira fase das obras (construção do suporte primário do túnel) à Tecnasol FGE, Fundações e Geotecnia, S.A., as máquinas voltaram a trabalhar em Dezembro de 2006.
No final desse ano, no dia 29, a Refer entregou a segunda fase das obras (revestimento definitivo, via, catenária, iluminação, ventilação e segurança) ao consórcio Mota-Engil/Zagope/Ferrovias, que começou a trabalhar no terreno a 22 de Janeiro deste ano. Foi precisamente em Janeiro que o ministro das Obras Públicas anunciou que as obras ficariam concluídas no final deste ano.
A intervenção no túnel obrigou a que, em cerca de metade dos 2,6 quilómetros de extensão, fosse criada uma nova estrutura de betão, em substituição da antiga abóbada.
Túnel centenário
Quase 120 anos após a inauguração, o Túnel do Rossio sofre uma profunda reabilitação.Momentos marcantes na história da travessia ferroviária subterrânea de Lisboa:
1887-1890: construção do túnel e estação do Rossio, considerada a maior obra de engenharia portuguesa do século XIX.
1887 (Maio): um operário começou a escavar do lado de Campolide, outro na zona do Rossio.
Encontraram-se na noite de 23 para 24 de Maio de 1888.
1889 (Abril): um comboio atravessa pela primeira vez o Túnel do Rossio
1890 (Junho): inaugurado oficialmente pela Companhia Real dos Caminhos-de-ferro Portugueses. A viagem inaugural demorou cerca de 27 minutos. As máquinas, alimentadas a hulha, circulavam então a seis quilómetros/hora.
Com o desenvolvimento da rede ferroviária na capital, o Túnel do Rossio passou a constituir o principal acesso ao centro da cidade por parte das populações provenientes da Linha de Sintra, transformando-se numa infra-estrutura vital para a mobilidade urbana e regional do sistema de transportes de Lisboa.
1926 – Regista-se a primeira ameaça de colapso do Túnel do Rossio. O tecto abateu por causa da humidade.
2004 (Outubro) - O túnel do Rossio, entre as estações de Campolide e do Rossio, foi encerrado por razões de segurança, decisão tomada na sequência de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que apontava para uma "deficiência estrutural grave ao quilómetro 2.020 e numa extensão de 40 metros".
2008 – Quando for reaberto, o Túnel do Rossio terá uma plataforma contínua em betão, que funcionará como uma espécie de estrada. Com os carris ao nível do solo, a via permitirá a circulação de veículos automóveis, nomeadamente de ambulâncias e carros dos bombeiros.
Serão ainda instalados modernos equipamentos de segurança, nomeadamente de prevenção e combate a incêndios, um sistema de monitorização automático com transmissão de dados à distância que permite o controlo permanente e medição em tempo real das condições estruturais do túnel.
A intervenção abrangeu igualmente a instalação de sistemas de ventilação e desenfumagem, câmaras de vídeo vigilância e uma saída de emergência vertical (com 26 metros de altura) a meio do túnel. "
Serão ainda instalados modernos equipamentos de segurança, nomeadamente de prevenção e combate a incêndios, um sistema de monitorização automático com transmissão de dados à distância que permite o controlo permanente e medição em tempo real das condições estruturais do túnel.
A intervenção abrangeu igualmente a instalação de sistemas de ventilação e desenfumagem, câmaras de vídeo vigilância e uma saída de emergência vertical (com 26 metros de altura) a meio do túnel. "
Mas este ano é o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (AEIOT) e o túnel não tem saída de emergência para deficientes o que quer dizer que depois de tanto tempo ainda continua ser uma obra mal feita... e ainda tem a lata de vir para a televisão anunciar isto com pompa e circunstância... grande comitiva... chapéu a garantir que o Ministro não leva com uma pedra na cabeça (o que é uma pena) e a lembrar as normas de segurança...
E será que nos devolvem também a fachada... ou vai ficar assim com aspecto de barraca de estilo neo-manuelino. O arquitecto José Luís Monteiro deve de estar às voltas na tumba.Assim temos mais uma pérola das jóias da coroa
Mas neste imenso país há dias que o governo se esforça mesmo por ser mau... e então temos a notícia de um Cavaco Silva a visitar qualquer coisa em conversa com um qualquer figurão em que questionam se o caso "Casa Pia" não devia ser levado até ao fim...
Juro que pensei estar a ouvir mal e até tentei apanhar outro noticiário... quando a Alemanha consegue maravilhas com uma foto de um pedófilo que está na Tailândia e que põe em campo toda a tecnologia e homens para o apanhar, nós, portuguesinhos... questionamos de levamos até ao fim porque a D. Catalina abriu a boca e o caso emergiu das catacumbas para onde tinha sido largado... mas de certeza que é um segredo de justiça e por isso havia tanto silêncio sobre o assunto...
Mais uma notícia do dia...
"MP investiga refeitórios da CML
Auditoria interna provoca duas demissões.
O Ministério Público está a investigar suspeitas de peculato nos refeitórios da Câmara Municipal de Lisboa (CML).
Uma auditoria interna detectou graves irregularidades, sobretudo financeiras e fiscais.
Só de IVA pode ter ficado por entregar ao Estado cerca de 1 milhão de euros. A Câmara já avançou com processos disciplinares contra funcionários. Dois deles foram afastados dos cargos que ocupavam."
Um coveiro que exerce na CML como empregado de refeitório...
Uma factura de 400 euros de camarão de Moçambique - que nunca chegou a aparecer nas ementas... (queriam camarão de Moçambique por 3.6 € o almoço...)
Contas bancárias em nome individual e não em nome da câmara... (que estranho)
E as declarações do senhor sobre o IVA?
ONDE ESTÁVA O ZÉ... NESTE TEMPO QUE DECORREU ENTRE A AUDITORIA E A NOTÍCIA?
ALIÁS ONDE ESTARÁ O ZÉ (QUE FAZ FALTA)...
e ainda falando da CML... e agora que até lá temos o Sr. Costa que como todos sabem era o homem para o lugar...
Hoje em Setúbal morreram dois trabalhadores na derrocada de um muro... o que me fez lembrar o muro do Palácio Galveias que está com uma vedação há mais de um mês em perigo de derrocada não impedindo quem vem da frente do Palácio de andar naquele passeio... deve de ser falta de trabalhadores para arranjar o muro cor de rosa...
aqui podemos ler uma frase interessante: "o seu estado foi-se degradando até que, em 1928, entrou na posse da Câmara Municipal de Lisboa..."
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