sexta-feira, junho 19, 2009

Musica brasileira em noite de Santo António



Lisboa já não é o que era, as tradições estão a perder-se e é com tristeza que vejo os Santos Populares diluírem-se numa mistura de outros interesses culturais que nada tem a ver connosco.
Entre sardinhas e jarros de vinho foi com alguma surpresa que me deparei com uma mini feira, junto ao chafariz do rei e á Casa dos Bicos, de artesanato peruano...
Se havia ideia de deixar vender alguma coisas nas festas tradicionais lisboetas por que raio não se vendeu manjericos ou artesanato típico português?
Com centenas de turistas a desfrutarem toda a alegria que se junta nas ruas dos bairros tradicionais porque não patrocinar o nosso artesanato?
Mas as surpresas não ficaram só por aqui...
Em frente à mesma casa dos bicos estendia-se um palco onde se ouvia musica brasileira... numa das noites estava a cantar a Simara... mais típico não pode haver.
Será que no sambodromo em pleno Carnaval desfilam ranchos folclóricos?
Um pouco mais adiante actuavam uns peruanos disfarçados de índios, com grandes tocados de penas... muito elucidativo para os estrangeiros que nos visitam...
Como deduzo, que pela quantidade de polícia que estava nas ruas, que esta gente tinha autorização camarária... qual será o método de selecção e quem o faz?
Não há dúvida que o Sr. António Costa está bem rodeado de ignorantes que não se importam de disvirtualizar costumes e tradições.

Sem comentários: