sexta-feira, junho 26, 2009

Morreu o Michael Jackson - fica a sua música para recordarmos







O meio século de vida e quase tanto de carreira do cantor norte-americano foi uma sucessão de êxitos mas também de polémicas.
1958
Nasce a 29 de Agosto, em Gary (Indiana). É o sétimo filho de Joseph e Katherine Jackson.
1966
Junta-se aos irmãos mais velhos no grupo Jackson 5, que levará a família a mudar-se para a Califórnia.
1975
Os Jackson 5 rompem contrato com a Motown e mudam-se para a Epic. Michael já é o principal compositor do grupo.
1978
Entra no filme 'The Wiz', uma espécie de versão afro-americana de 'O Feiticeiro de Oz', interpretando um espantalho ao lado de Diana Ross.
1980
Lança 'Off the Wall', seu primeiro álbum a solo, produzido por Quincy Jones, com quem manteria uma longa colaboração.
1982
Após vários adiamentos, revela em Novembro o disco 'Thriller', que se tornaria o mais vendido de sempre. Torna-se o primeiro artista negro a aparecer na MTV, com o teledisco de 'Billie Jean'.
1983
Inventa o passo de dança 'moonwalk', que durante anos será um dos símbolos de quem passa a ser conhecido por 'rei da música pop'.
1984
Sofre queimaduras de segundo grau no couro cabeludo durante a gravação de um anúncio para a Pepsi. Mais tarde, conquista nove prémios Grammy graças a 'Thriller'.
1985
Empenha-se numa campanha de luta contra a fome em África que é popularizada pela canção 'We Are the World'.
1987
O seu disco 'Bad' desilude a crítica mas volta a fazer sucesso entre os fãs, colocando cinco temas no primeiro lugar no top de singles.
1988
Muda-se para o rancho Neverland, na Califórnia. O isolamento e as excentricidades, associadas às mal explicadas alterações na sua aparência, valem-lhe uma nova alcunha: 'wacko jacko' (Jack maluco).
1990
Assina um contrato com a Sony que estabelece um vínculo de 15 anos com a editora discográfica. Deveria receber 180 milhões de dólares por cada um dos seis álbuns previstos.
1991
Regressa com o teledisco de 'Black or White', mais uma vez realizado por John Landis, um dos responsáveis pelo sucesso de 'Thriller'. O álbum 'Dangerous' tornar-se-ia o segundo mais vendido da sua carreira até então.
1993
Interrompe uma digressão mundial quando enfrenta acusações de ter abusado sexualmente de um dos adolescentes que passavam temporadas consigo em Neverland. Michael garante que não seria capaz de 'fazer mal a uma criança' mas admite partilhar cama com os seus convidados.
1994
Arquivamento do caso por falta de provas. Entretanto o cantor chegara a um acordo com os pais do jovem Jordan Chandler. Em Maio casa-se com Lisa Marie Presley, filha de outro rei da música.
1995
Lança o duplo álbum 'HIStory'.
1996
Pouco depois de terminado o primeiro matrimónio, casa-se com a enfermeira Deborah Rowe, que é a mãe de dois dos seus filhos. Esta viria, mais tarde, a abdicar de qualquer direito sobre as crianças.
2001
Reúne os Jackson 5 no Madison Square Garden, em Nova Iorque, e lança o disco 'Invincible'.
2002
Nasce o seu terceiro filho, resultado de inseminação artificial e cuja mãe nunca chegou a ser conhecida. Em Novembro choca o Mundo ao aparecer na varanda de um quarto de hotel em Berlim, suspendendo a criança (coberta por um pano) fora da janela.
2003
Na sequência de buscas no seu rancho, é algemado e levado para a esquadra no âmbito de uma investigação por suspeita de abuso de menores.
2004
Alega estar inocente das acusações perante um juiz que o critica por ter chegado ao tribunal de Santa Maria, na Califórnia, com um atraso de 21 minutos.
2005
Novamente acusado de pedofilia, acaba por ser absolvido por falta de provas. Deixa Neverland e muda-se para o Bahrein, onde ficou cerca de um ano.
2008
A Sony lança uma edição comemorativa do 25.º aniversário de 'Thriller', juntando músicos e telediscos.
2009
Preparava-se para retomar a carreira com uma série de 50 concertos em Inglaterra quando morre devido a uma paragem cardíaca na tarde de 25 de Junho.

Sem comentários: