segunda-feira, julho 23, 2007

É PROIBIDO FOTOGRAFAR
















Não é a primeira vez que me deparo com esta frase e o que acontece é que ela desperta em mim instintos criminosos pois de imediato só me apetece fotografar tudo e mais alguma coisa...





Portugal é um país de gente doida que faz as coisas sem saber o porquê... imita o que os outros fazem mas só o que está mal... para ajudar o crescente número de seguranças que proliferam por todo o lado como cogumelos selvagens e que estão convencidos que são autoridade ainda vem agravar o estado das coisas porque na sua maioria são brutos, quase analfabetos e estão convencidos que o trabalho que exercem é mais ou menos como serem do FBI ou do CSI.

Hoje comprei a Fotodigital porque gosto de fotografar e assim vou descobrindo uns truques aqui e ali para melhorar o meu hobby. Abro a revista e dou com a matéria "Proibido Fotografar em Parques?" escrito por Miguel Viana Antunes e só apetece dar gritos... "fobia depois do 11 de Setembro" mas estão todos doidos... nós estamos em Portugal e tivemos atentados em 1974 e 1975 e mesmo assim eram a brincar... metiam generais, capitães de Abril e muitas flores.

Não se pode fotografar estátuas e parques? Não se pode guardar recordações do que se viu ou tão simplesmente exercer uma actividade como hobby porque se gosta de fotografar?

O mal está em permitirem que na República das Bananas todos possam fazer leis e ditar ordens.

Tenho viajado bastante pela Europa e só aqui é que sou proibida de fotografar!... Fotografei toda a Praga com os seus tesouros onde até existe a modalidade de se pagar para poder disparar o flash no interior dos monumentos. Fotografei todos os museus em Roma sem haver nenhum porteiro de arma que me impedisse de o fazer, pode-se fotografar no Louvre ou no Vaticano e não se pode fotografar em Portugal?

Pedofilia... não brinquem amigos... onde estão os julgamentos da Casa Pia e todos os outros que se arrastam em tribunais vergonhosamente?

Usar um cartão para poder fotografar? e uma estrela no peito ou uma pinta vermelha na testa?

Eu sou uma amadora e uso as minhas fotos para prazer pessoal. Já tenho cartões do Continente, do Carrefur, da FNAC, dos Bancos, dos Impostos, da ginástica e ainda tenho que ter um cartão que diga o quê? "Fotografo inofensivo não ligado a terrorismo nacional ou internacional nem a redes de pedofilia".

Estamos cada vez mais a protagonizar o 1984 de George Orwell... vigiados, escutados, com as asas amarradas de uma liberdade a brincar... já não podemos falar mal de quem nos apetece como se de um desabafo se tratasse que podemos ser despedidos, já não podemos escrever não vá a leitura cair no goto de um qualquer prepotente governamental que nada mais tem para fazer do que preocupar-se com criticas caseiras e agora também não podemos fotografar...

Gosto, gosto mesmo... Jóias da Coroa em República das Bananas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo e aplaudo sua iniciativa, ontem pela primeira vez senti na pele essa frase "Por favor, o senhor não leve a mal, mas é proibido fotografar aqui". Foi uma forma delicada de abordagem, mas eu estava apenas fotografando um aspecto do Terminal Rodoviário de Sáo Paulo. Tenho 62 anos, fotografo desde os 8 de idade, apenas por Hobby, e nunca fui abordado com uma frase destas, e já fotografei até o Presidente da República em pleno vigor do AI5. Sinceramente já sinto saudades da Ditadura Militar...
A foto está em:
http://proleg.blogspot.com/
Abraços
José Jaime