quinta-feira, julho 19, 2007




Com algum atraso, e porque Portugal não pára de surpreender, tenho que por vezes ter algum tempo para digerir tudo o que neste País se passa.


Eleições para a Câmara...


Pela primeira vez desde há muitos anos lá fui para uma mesa de voto. Longe vão os tempos em que estar numa mesa de voto era sinal de serviço cívico, de maturidade política ou de convicções fortes na democracia... agora é mais um dinheirinho extra que forra os bolsos.


Como seria de esperar a abstenção ganhou... pena que não tivesse candidato.


O Sr. Costa ganhou, e embora eu tivesse apostado no amigo Carmona porque toda a história cheirava a cambalacho e porque o PSD parece cada vez mais um cata vento que no cimo do telhado se vira consoante o vento ordena, sem ter nesse movimento inquietante, que apenas oferece insegurança, qualquer motivo lógico, o que nos leva a concluir que os lobys e os tachos são nos dias de hoje a única vertente ideológica deste Partido.


O Sr. Costa que já teve mais pastas que o arquivo morto de qualquer Ministério vai agora deslindar todos os crimes de corrupção, todos os negócios escuros, todas as infracções que existem na Câmara... aliás um dos motivos de só agora escrever este apontamento é que estava à espera que se desse um milagre e a esta altura do campeonato e com 4 dias de mandato já se soubesse qual o segredo do poder da Braga Parques... mas não... afinal ainda não se sabe nada.


Nos terrenos da Feira Popular as máquinas não param e o entulho sobe em tamanho porque a Braga Parques não se prende com estes assuntos de politiquices de 3ª que o negócio deles é números.


Ao ler um suplemento do DN descubro que a câmara tem 6 interpretes de russo!... deve de ser para poderem dialogar entre eles porque não lhes vejo mais nenhum interesse. Não há inventário sobre o bens imobiliários nem sobre os mobiliários por isso cada um serve-se á sua maneira.


Mas voltemos à vitória do Sr. Costa que teve a bonita quantia de 29,45% dos votos tendo em conta que votaram 30% dos eleitores... foi realmente uma vitória para comemorar pois 70,46% dos eleitores votantes rejeitaram o candidato porque ou votaram noutro ou não votaram por isso temos um presidente da Câmara eleito com legitimidade matemática.


E agora ficam as perguntas que todos devíamos fazer...


-Qual é o poder da Braga Parques que além de cobrar uma fortuna pelo estacionamento constroi o parque da Praça da Figueira sem contrato, sem concurso, sem protocolo e sem nota de encomenda... quem era o PRESIDENTE DA CÂMARA nesta altura João Soares;


-O actual Sr. Costa declara que vai punir ferozmente os automobilistas que deixem o carro mal estacionado... pois são sempre os mesmos a pagar e soluções? Nós sabemos que está mal mas não basta apontar é preciso solucionar... e onde será que o Sr. Costa estaciona o carro quando precisa de ir a uma farmácia ou levantar um fatinho na lavandaria?;


-Lisboa é uma cidade eternamente em obras e para ajudar temos a vista tapada para o Tejo há anos porquê? Tapa-se o sol com a peneira e como este ano temos a Presidência Portuguesa e a Reunião do Quarteto para a Paz no Médio Oriente entre outras, resolvemos por uma vedação em metal e onde se devia vislumbrar o Tejo e o Cais das Colunas, cujos dois pilares seculares foram desmontados há dez anos visionamos uma linda cerca de metal ondulado.


Em 2003, Santana Lopes anunciou em Barcelona a intenção de candidatar a Baixa pombalina a Património Mundial. Dizia então Santana que em 2005, a zona estaria totalmente reabilitada e pronta a comemorar os 250 anos do terramoto de 1755... POIS
Agosto é um mês óptimo para trabalhar e para ver dossiers e por isso lamento sr. Costa mas não há férias porque isto não é só ser presidente da Câmara...




Sem comentários: