quinta-feira, novembro 02, 2006

Solidariedade... hoje por outros... amanhã, quem sabe, talvez por nós






*Em seguida, levaram alguns operários

Mas não me importei com isso...

Eu também não era operário.*



*Depois, prenderam os miseráveis.

Mas não me importei com isso...

Porque eu não sou miserável.*



*Depois, levaram uns desempregados.

Mas como tenho meu emprego...

Também não me importei.*


*Agora, estão me levando...

Mas, já é tarde.*


*Como eu não me importei com ninguém

Ninguém se importa comigo*


*Bertold Brecht*

________________________________________________



Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, privada, declarada de utilidade pública, que promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.
Tem como finalidades:


Divulgar informação sobre o Cancro e promover a Educação para a Saúde, nomeadamente quanto à sua prevenção;

Contribuir para resolver a situação dos doentes oncológicos em todas as fases da história natural da doença;
Cooperar com as Instituições envolvidas na área da oncologia, nomeadamente com os Centros do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil;
Estimular e apoiar a formação e a investigação em oncologia;
Estabelecer e manter relações com Instituições congéneres, nacionais e estrangeiras;
Contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico;
Desenvolver, isoladamente ou em colaboração com outras entidades, estruturas para a prevenção primária, diagnóstico, tratamento e reabilitação em Cancro.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) estimula a investigação em oncologia, nomeadamente através da concessão de subsídios e de parcerias para este tipo de actividades.Estes financiamentos, atribuídos a Centros e Unidades de Investigação Hospitalares ou de Ensino, têm por objectivo promover a investigação cinetífica, aprofundando o conhecimento sobre o cancro e o desenvolvimento de novas terapias no âmbito da detecção precoce e do tratamento do doente oncológico.

São exemplo deste tipo de colaborações a "Corrida Terry Fox" realizada em colaboração com a Embaixada do Canadá e cujos fundos revertem para a Investigação em Oncologia. Da mesma forma, a LPCC colabora com os Centros Regionais de Oncologia do Instituito Português de Oncologia de Francisco Gentil e a CIMAGO (Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia - Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).
Embora a LPCC tenha nascido como uma estrutura de apoio ao Instituto Português de Oncologia (com os Centros Regionais) a sua actividade desenvolve-se nas Unidades de Oncologia em todo o territorio nacional. As formas de colaboração são variadas e vão desde o apoio à organização e à participação em eventos técnico-científicos até à oferta, dentro das suas possibilidades orçamentais, de material cuja necessidade e utilidade para os doentes seja inquestionável.

PEDITÓRIO NACIONAL
O Peditório Nacional é um grande testemunho da generosidade das populações abrangidas pela Liga Portuguesa Contra o cancro e do grande apreço pelo trabalho realizado.Através do Peditório Nacional a população sente, mais de perto e como seus, os objectivos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e procuram participar na realização dos seus projectos com donativos que continuam a ser a principal fonte financiadora de todas as actividades desenvolvidas.
Cabe a cada Núcleo Regional organizar, na sua área, o Peditório anual que, para além da dedicação dos seus funcionários, conta com o admirável apoio e trabalho de muitos voluntários e clubes de serviço à comunidade com especial referência aos Escuteiros, Lyons Clubes, Rotários, Paróquias, etc.
Assim, nas áreas respectivas a cada Núcleo, são formadas as designadas"Comissões" ou "Grupos de Apoio" que dão toda a sua colaboração e apoio e a quem são entregues as caixas mealheiro para serem utilizadas no Peditório Nacional, determinação de vários pontos importantes para a sua realização.
Anterior a esta entrega, está todo um trabalho, praticamente anual, no sentido de visistar cada zona, da área correspondente a cada Núcleo, com o objectivo de reunir com esses Grupos para "preparar" o Peditório, fazer listagens do número de pessoas envolvidas em cada zona, organizar as Caixas Mealheiro a serem entregues.

Apesar das condições atmosféricas muitas das vezes não serem as mais favoráveis, o apoio de todos não nos deixa de surpreender pois o convite à colaboração com a Liga tem merecido grande importância por parte de toda a população.
As obras realizadas e as acções desenvolvidas são, assim, a garantia da generosidade da população que acreditamos tenha continuidade, o que tornará possivel ampliar e melhorar as formas de apoio aos doentes oncológicos e seus familiares.

Sem comentários: