

Uma viagem no metropolitano de Lisboa sem calças vestidas é a proposta para este sábado do mesmo grupo de cidadãos que organizou uma luta de almofadas na Alameda Afonso Henriques no dia 01 de Novembro.
"O objectivo das performances também é surpreender as pessoas e causar-lhes sorrisos, o que é pouco eficaz se forem informadas antes", disse um porta-voz do grupo ImprovLisboa à Lusa, salientando a dificuldade de explicar em que consiste este tipo de acções e que para perceber "é preciso participar".
A primeira "No Pants!" [sem calças], "missão pública realizada anualmente em várias cidades do mundo", decorreu no metro de Nova Iorque em 2002.
Para participar na iniciativa de sábado, basta aparecer "sem aviso nem inscrição", e o colectivo pede a quem não tenha intenção de tirar as calças para não comparecer.
No texto de divulgação da missão, os organizadores aconselham a que os participantes levem "cuecas ou boxers opacos".
"Nada de fios dentais: não tragas nada que mostre mais que um fato de banho. Viajar sem calças não é proibido, mas incomodar os passageiros com a nudez alheia é", referem.
É essencial também que os "agentes" tenham "capacidade de manter a compostura".
O ImprovLisboa "é um grupo que causa situações de caos e alegria no dia cinzento dos habitantes de Lisboa".
A luta de almofadas que juntou cerca de 200 pessoas na Alameda Afonso Henriques a 01 de Novembro do ano passado, foi a primeira missão do colectivo.
O grupo lisboeta funciona nos mesmos moldes do ImprovEverywhere, grupo norte-americano, sedeado em Nova Iorque, que desde Agosto de 2001 já executou "mais de 80 missões que envolveram centenas de agentes disfarçados", de acordo com a página na Internet do colectivo.
A encenação de um pedido de casamento no metro, uma sinfonia de toques de telemóvel numa livraria e a realização de um mini-musical na zona de restauração de um centro comercial foram algumas das missões já realizadas pelo grupo.
Sem comentários:
Enviar um comentário