terça-feira, janeiro 08, 2008

Prestações suaves...


...O socialismo pode ser resumido como uma sociedade em que reina plena igualdade e liberdade para todos seus membros. Uma sociedade democrática, em que o sufrágio é universal, o governo é representativo e os cidadãos tem os mesmos direitos e deveres e o mesmo acesso aos meios de produção. Em termos políticos, algo como as democracias modernas, em que a participação indirecta e directa dos cidadãos nas decisões do poder está em permanente construção. Em termos económicos, uma sociedade em que os produtores têm plena possibilidade de se associar de forma tão igualitária quanto o desejarem... (Paul Singer - Reflexões sobre o socialismo)



Um governo socialista não deveria defender o direito de igualdade entre as pessoas?

Então porque é que o estado pode dividir 12€ em 14 prestações e nós temos que pagar multas, IRS e qualquer outro pagamento ao estado por inteiro? E porque será que o IVA me deve há 8 meses 120 € e não tem de me pagar a coima ou o juro e nem sequer responde a uma carta pedindo explicações?

A reforçar esta situação vem agora o aumento dos reformados que além de ser ridículo é absurdo...


Ora vejamos, numa pensão média de 400 euros, que tem um aumento de 9,6 euros mensais, o pensionista não está a receber este valor este mês, mas sim 68 cêntimos repartidos pelos 14 meses.

Os protestos dos pensionistas através de diversos manifestações não são suficientes para mudar seja o que for e o estado apenas diz que pode fazer pagamentos parciais.


- “Pensava que ia receber um extra de perto de 17 euros, o valor do aumento, este mês e afinal vou receber 1,20 euros durante 14 meses”, denunciou José Campos.

- Odete Rodrigues que vai receber 90 cêntimos nos 14 meses, referentes a um aumento de 12,6 euros.


O Ministério do Trabalho e da Segurança Social esclareceu que, como não se trata de um retroactivo, o Estado não tem de efectuar o pagamento de uma só vez. “Como até aqui o aumento das pensões era pago em Dezembro e este ano as regras mudaram, o Governo entendeu que as pessoas não deveriam sair lesadas e perder aqueles meses de actualização [Dezembro e o subsídio de Natal]”, sustentou o porta-voz do ministro Vieira da Silva, adiantando que o valor correspondente ao subsídio de Natal começará a ser pago em Fevereiro, igualmente dividido pelos 14 meses.

A mesma fonte explicou que este aumento resulta apenas do facto de este ser o primeiro ano em que as actualizações das pensões são feitas em Janeiro e não em Dezembro e acrescentou que este é o único ano em que esta situação se verificará.


e ainda por perceber...


Sócrates anunciou que as reformas passarão a estar indexadas à esperança de vida

Sem comentários: