quarta-feira, dezembro 05, 2007

UE e África... ou a mania das grandezas à portuguesa




“Yes, I’m going (Sim, vou)” foi a resposta de Mugabe, antecedida de um sorriso
Nos dias 8 e 9 de Dezembro vão estar nesta Cimeira a módica quantia de 53 países africanos e os 27 da UE.

Estarão em Lisboa cerca de 1.500 membros das delegações dos 80 países em causa, a que se juntarão os dos 14 países observadores, 11 organizações sub-regionais africanas, dois parlamentos, 20 instituições internacionais e duas organizações da sociedade civil.
Só um dos paises africanos trás uma comitiva de 127 perssoas, o RITZ teve que dizer que NÃO a um dos países por falta de quartos, as grandes cadeias estão entulhadas e nos próximos dias vai haver muitas notícias para dar, muito trânsito cortado, muita polícia na rua (eu se fosse ladrão aproveitava para limpar por aí uma coisinhas que a polícia não vai ter mãos a medir), muito jantarzinho, muito VIP acabadinho de sair do forno... e entretanto a miséria será a mesma.
10 milhões gastos em 48 horas
Será que uma reunião com tanta gente tem resultados? Será que com tradução simultânea para 24 línguas «activas e passivas» - 22 europeias e as restantes duas o árabe e o suahili resulta em alguma coisa que seja algo mais do que comes e bebes e um ruído de fundo generalizado?

DÚVIDO... mas logo se verá.
Robert Mugabe

- O presidente da Assembleia da República de Portugal, Jaime Gama, desvaloriza o problema da vinda de RM
- 8.000% de inflação
- A EDUCAÇÃO FOI UMA DAS PRIORIDADES DO GOVERNO ZIMBABUEANO APÓS A INDEPENDÊNCIA - TAXA DE ALFABETIZAÇÃO 90% - com fome mas educadinhos, onde é que eu já vi uma prioridade assim num governo?!!!
A eventual participação na Cimeira do presidente zimbabueano, cujo regime é objecto de sanções da UE por autoritarismo e violações dos direitos humanos e cívicos, tem suscitado controvérsia entre europeus e africanos, tendo o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, já ameaçado que boicotará a reunião, caso Robert Mugabe se desloque a Lisboa.

Angola faz questão que o RM esteja... porque será? Angola já manda?... nas nossas cimeiras? e as relações cordiais que desde sempre o nosso amigo Mário Soares e seu querido filho tiveram com este País onde até hoje ninguém se entende sem ter uma arma na mão e os direitos humanos também não são lá muito direitos... e que estranho que tudo isto tenha sempre o tal do PS pelo meio...

Um qualquer jornalista afirmava que o problema do ministro inglês era um problema particular entre a Inglaterra e o Zimbabué... deve de ser tótó... e ainda lhe pagam para dizer barbaridades destas porque ele não vive só com 1 €...

"Dois dos dossiers mais quentes em África - o drama humanitário do Darfur e a questão do Zimbabwe - serão mantidos à margem da agenda oficial da cimeira UE-África (como convém, não vá o tipo chatear-se)"

Mas ainda há olhos abertos no meio de tanto disparate...

"A presidente da ADDHU, Laura Vasconcelos, disse à agência Lusa que o protesto é apenas uma "concentração de repúdio" pela violação dos direitos humanos e pela acção do presidente do país, Robert Mugabe."Pareceu-nos oportuno informar e movimentar a sociedade civil no momento em que o Presidente Mugabe se desloca" a Lisboa para participar na cimeira UE/África, salientou. A activista adiantou que a ADDHU não tem como objectivo posicionar-se contra a presença de Robert Mugabe, mas sim "manifestar- -se contra as violações dos direitos humanos que têm lugar naquele país".

Laura Vasconcelos disse ainda que durante a concentração serão distribuídos à população panfletos para dar a conhecer o que se passa naquele país.

"Cobardia", dizem escritores
Escritores europeus e africanos, incluindo cinco prémios Nobel, acusam os líderes dos dois continentes de "cobardia" por evitarem abordar na cimeira as crises no Zimbabwe e no Darfur."
Porque devemos ouvir os poderosos quando estes não ouvem os gritos dos que sofrem? Milhões de africanos e europeus esperariam que o Zimbabwe e o Darfur estivessem no topo da agenda", afirmam os 17 subscritores da carta, enviada a todos os chefes de Estado e de Governo que irão estar presentes na cimeira.

"Ainda não é demasiado tarde" para incluir as duas crises na agenda.
Enntre os subscritores constam cinco prémios Nobel da Literatura: os europeus Günter Grass e Dario Fo, e, do lado africano, Nadine Gordimer, John Coetzee e Wole Soyinka. José Gil é o único português signatário, num rol em que aparece também o moçambicano Mia Couto. "Que podemos dizer desta cobardia política?", interrogam.
Não ao regime de "socialismo do século XXI" de Chávez

Depois de Hugo Chávez e das trocas comerciais com a China faz todo o sentido o senhor sócrates receber mais um ditador de braços abertos, afinal há uma tendência generalizada para conversas de salão com países que violam os direitos humanos e nisto realmente o senhor sócrates sabe marcar a diferença.

Sem comentários: