terça-feira, fevereiro 21, 2006

ARCO - MADRID


Rendida...
Gostei da ARCO.
Foi a minha primeira vez e não levava fé nenhuma mas foi uma experiência positiva. O nível artistico muito bom e com surpresas agradáveis.
Quando saí de Lisboa pensei "bom... se a Arco não interessar sobra sempre essa cidade fantástica que é Madrid e que eu adoro...
Já olharam com atenção para os espanhóis? o ar feliz que tem ao final do dia... a calma com que entram num bar e tomam um vinho ou uma canha acompanhada de um bocadilho, sem pressas, sem stress...
Agora vejam os portugueses a sair do emprego... stressados, correm seja lá para onde for, dependentes da televisão - hoje é futebol, amanhã é novela e depois o noticiário - e as praças vazias, e os cafés fechados às dez da noite. No Inverno faz frio (não como em Madrid), no verão faz calor (não como em Madrid), as crianças tem escola, tem que estudar, tem de deitar cedo... será que em espanha também há horários e estudos e mães que trabalham?...
Passeiam os filhos nas avenidas nos carrinhos como se o dia fosse maior, meia-noite e reina a calma, ninguém corre, as pessoas conversam nas ruas, os bebés de colo ou não lá andam na movida e todos os dias os espanhois trabalham e no entanto tem tempo para conviver, rir e passear os filhos... e nós?
Que inveja desta disposição para a vida...

aconteceu um milagre


Pela primeira vez alguém se deu ao trabalho de fazer um comentário no meu blog... uauuuu
estou espantada, afinal parece que pelo menos uma pessoa leu o meu blog.
É pena que o meu leitor seja anónimo ... mas não se pode ter tudo

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

TGV... vamos antes a pé

TGV para quê???

Meus Amigos, perdi um pouco do meu tempo precioso e fiz umas contas de cabeça.

A última ridicularia...dos senhores que dizem que nos governam , tem a ver como famoso TGV (train de grande vitesse) ou CAV (combóio de alta velocidade).
Vejamos:
Dizem eles que o TGV vai para a frente, aconteça o que acontecer, custe o quecustar. Quem paga de qualquer maneira somos nós, portanto é para seguir...
Mais:
Que as opções estão tomadas e serão a ligação Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto.
Deixemos a ligação Lisboa-Madrid em paz.
Nuestros hermanos se encarregarão de os trazerem às realidades e de osmeterem na ordem...
Vejamos a ligação Lisboa-Porto:
O TGV ou o CAV são combóios para circularem a 300 ou mesmo 350 km/h...
A distância entre Lisboa e Porto é de 317 km. Assim sendo, levando em conta que ocomboio teria aquela velocidade e descontando o tempo de aceleração até aos350km/h a partir de Lisboa e a desaceleração até velocidade compatível com achegada ao Porto, o combóio gastaria cerca de 1 hora e 15/20 minutos, talvezmesmo mais, 1 hora e meia. Boa média.
Porém... (há sempre um sacaninha de um porém...)

Foi dado a conhecer que o trajecto Lisboa-Porto teria as seguintes paragens depercurso:
OTA - a 70 kms de Lisboa
LEIRIA - a 72 Kms da Ota e a 142 de Lisboa
COIMBRA - a 60 Km de Leiria e a 202 de Lisboa
AVEIRO - a 64 Km de Coimbra e a 266 de Lisboa
PORTO - a 51 Km de Aveiro e a 317 de Lisboa
Perante este quadro, permitam-me que faça apenas quatro observações e umapergunta:
OBSERVAÇÕES:
1. Saído de Lisboa, o TGV, a 300 Km/h, mal comece a acelerar estará a travara fundo, para não falhar a Ota, a 70km; depois repete-se a dose no trajectoOta-Leiria, cujo trajecto é de 72km;também no Leiria-Coimbra, 60km; e noCoimbra-Aveiro, 64km; e,finalmente, no Aveiro-Porto, 51km.
2. Assim, um trajecto que antes se viu que levaria cerca de HORA MEIA, nestascondições nunca consumiria menos de 2 HORAS E MEIA, bem folgadas.
Como actualmente o percurso se faz em 3 HORAS e, com um combóio que atinja180 km/h, se fará em MENOS DE 2 HORAS, para que vai servir o TGV?
3. Será que "eles" aspiram a ter um TGV, um combóio de apeadeiros ou umaimensa gargalhada a ouvir-se para lá dos Urais?
4. Com tantas acelerações bruscas e travagens ainda mais, aquilo é que vaiser um gasto em embraiagens e pastilhas de travões? Será que vamos ter dinheiropara tantas peças?

PERGUNTA:
Estes senhores andam a gozar connosco ou não ??!!!!!