sexta-feira, fevereiro 03, 2006

TGV... vamos antes a pé

TGV para quê???

Meus Amigos, perdi um pouco do meu tempo precioso e fiz umas contas de cabeça.

A última ridicularia...dos senhores que dizem que nos governam , tem a ver como famoso TGV (train de grande vitesse) ou CAV (combóio de alta velocidade).
Vejamos:
Dizem eles que o TGV vai para a frente, aconteça o que acontecer, custe o quecustar. Quem paga de qualquer maneira somos nós, portanto é para seguir...
Mais:
Que as opções estão tomadas e serão a ligação Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto.
Deixemos a ligação Lisboa-Madrid em paz.
Nuestros hermanos se encarregarão de os trazerem às realidades e de osmeterem na ordem...
Vejamos a ligação Lisboa-Porto:
O TGV ou o CAV são combóios para circularem a 300 ou mesmo 350 km/h...
A distância entre Lisboa e Porto é de 317 km. Assim sendo, levando em conta que ocomboio teria aquela velocidade e descontando o tempo de aceleração até aos350km/h a partir de Lisboa e a desaceleração até velocidade compatível com achegada ao Porto, o combóio gastaria cerca de 1 hora e 15/20 minutos, talvezmesmo mais, 1 hora e meia. Boa média.
Porém... (há sempre um sacaninha de um porém...)

Foi dado a conhecer que o trajecto Lisboa-Porto teria as seguintes paragens depercurso:
OTA - a 70 kms de Lisboa
LEIRIA - a 72 Kms da Ota e a 142 de Lisboa
COIMBRA - a 60 Km de Leiria e a 202 de Lisboa
AVEIRO - a 64 Km de Coimbra e a 266 de Lisboa
PORTO - a 51 Km de Aveiro e a 317 de Lisboa
Perante este quadro, permitam-me que faça apenas quatro observações e umapergunta:
OBSERVAÇÕES:
1. Saído de Lisboa, o TGV, a 300 Km/h, mal comece a acelerar estará a travara fundo, para não falhar a Ota, a 70km; depois repete-se a dose no trajectoOta-Leiria, cujo trajecto é de 72km;também no Leiria-Coimbra, 60km; e noCoimbra-Aveiro, 64km; e,finalmente, no Aveiro-Porto, 51km.
2. Assim, um trajecto que antes se viu que levaria cerca de HORA MEIA, nestascondições nunca consumiria menos de 2 HORAS E MEIA, bem folgadas.
Como actualmente o percurso se faz em 3 HORAS e, com um combóio que atinja180 km/h, se fará em MENOS DE 2 HORAS, para que vai servir o TGV?
3. Será que "eles" aspiram a ter um TGV, um combóio de apeadeiros ou umaimensa gargalhada a ouvir-se para lá dos Urais?
4. Com tantas acelerações bruscas e travagens ainda mais, aquilo é que vaiser um gasto em embraiagens e pastilhas de travões? Será que vamos ter dinheiropara tantas peças?

PERGUNTA:
Estes senhores andam a gozar connosco ou não ??!!!!!

4 comentários:

Pilantra disse...

Boa! Ainda não me tinha lembrado dessa!

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Só para lembrar que o que está previsto é que os comboios façam apenas um paragem intermédia entre Lisboa e Porto e intercalada. E alguns serão directos.
Portanto nos directos será possível fazer a viagem em hora e meia. Nos outros demorará um pouco mais.
Lisboa - Porto
Lisboa - Leiria - Porto
Lisboa - Coimbra - Porto
Lisboa - Aveiro - Porto
(Lisboa - Ota será outro comboio especial e com maior frequência, isto é se o aeroporto for construido ali!)

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»