quinta-feira, março 09, 2006

8 de Março


8 de Março...
Dizem por aí que é o dia da mulher, pois eu digo-vos que ontem não me senti nada diferente.
Por obrigações profissionais tenho de organizar e participar nas comemorações deste dia e todos os anos sem excepção ouvir algum homem a perguntar porque é que não há um dia do homem... enfim se cairmos neste tipo de argumentação também podemos verificar que não existe o dia da tia solteirona, nem o dia do nascimento do diabo, nem o dia da sogra (embora esta festeje o dia das mães)... e por aí fora se me desse ao trabalho de pensar sobre algo tão disparatado.
O dia da mulher tem a sua origem numa luta política de direitos de igualdades e nada tem a ver com essa ideia piegas de "coitadinhas de nós que ninguém nos liga e somos tão maltratadas"...
Não há homens maus nem mulheres boas, há mulheres más e boas e homens também e nada disso tem a ver com o facto de se comemorar o dia da mulher.
A parte comercial da questão é porque é preciso vender flores porque me parece que uma flor pode-se oferecer a quem se quiser e em qualquer dia e se a flor só é oferecida porque é dia da mulher então para mim diminui o seu valor porque não foi por impulso mas porque os média assim o indicam.
Para mim o dia da mulher apenas me remete para todas as mulheres que por motivos religiosos, sociais e culturais não vivem em liberdade, não tem opção de escolha e quando manifestam opiniões que não vão de acordo com o estipulado sofre penalizações que são no mínimo bárbaras e que remontam a uma antiguidade onde se dividia os homens e as mulheres como se tratassem de raças distintas.
E neste contesto cabem todas as etnias, todas as facções religiosas, todas as crendices e ideologias que apenas tem como fim excluir a mulher de uma sociedade política e obstruir a sua capacidade de libertação.
Para os interessados podem sempre ler "Assim seja ela" que descreve muitas das atrocidades cometidas em nome da tradição.
Mais um dia que se enche de comemorações mas que nada muda no mundo

1 comentário:

Anónimo disse...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»